quarta-feira, julho 06, 2005

O Investimento anunciado por Sócrates

Esta semana foram anunciadas as intenções de investimento do governo.

Pontos positivos:

- Aposta nas energias renováveis
- Fecho da CRIL (como se admite que uma via IMPORTANTISSIMA destas esteja parada durante 10 anos??)

Pontos negativos:

- TGV
- Aeroporto


A questão do TGV e do Aeroporto estão MUITO relacionadas.
Os voos de baixo custo (low cost flights) estão a inundar a europa. Eliminam a comida, os jornais, o conforto e dão o que o cliente quer: viajar barato de avião.
Só como exemplo é hoje possivel ir e vir a Londres por 50-60€.

Estes voos estão a sobrecarregar os aeroportos europeus.

E o que fizeram os nossos parceiros europeus?
Os que fizeram novos aeroportos ou ampliaram os seus antigos aeroportos, fizeram-no à 10-20 anos atrás e estão à vontade.

Os que não o fizeram, criaram ou adaptaram pequenos aeroportos periféricos e "chutaram" para lá os LCF.

Quem paga menos por um bilhete de avião fica mais longe das grandes cidades. É justo.

Em Portugal pensamos SEMPRE em grande. Em vez de aproveitarmos um desses aeroportos militares que temos (como Alverca ou Montijo) atiramo-nos para um novo aeroporto.
Isto no meio de uma recessão... No mínimo inteligente...

Além disso uma solução Alverca ou Montijo demoraria 6 meses a 1 ano para ser criada. Uma solução OTA demorará 10 anos....

Aqui entra a questão do TGV. A ligação Lisboa-Madrid não tem discussão. É impossivel voltar atrás, vamos receber fundos comunitários, assumimos o compromisso e temos que ligar Lisboa às outras capitais europeias.
E mais importante: É viável financeiramente!

A ligação Lisboa-Porto-Vigo é um disparate. Os Alfa e inter-cidades funcionam razoávelmente, e ganhar 30 minutos ou 1 hora na ligação das nossas 2 maiores cidades gastando uma fortuna é um disparate. É um desperdício. É um erro.

É preferivel apostar na criação de uma companhia áerea LCF e criar bilhetes de avião Lisboa-Porto por 50€.
Como é possivel que se vá a Londres por 60€ e ao Porto por 300€? Faz algum sentido?

Se considero Lisboa-Porto-Vigo um disparate, nem vou comentar Aveiro-Salamanca e Faro-Huelva. É atirar dinheiro à rua.

O transporte de médio e longo curso será marcado no futuro próximo por voos LCF e não pelo TGV. Só não vê quem não quer.

Mas nem tudo foi negativo....

A aposta no fecho da CRIL é fundamental para Lisboa. Fundamental para o trânsito na 2ª circular e à CREL. Fundamental para terminar um plano global rodoviário para Lisboa que devia estar concluído à 10 anos atrás.

Lisboa tem um problema em termos de acessos rodoviários: Tem uma costa e um rio.
É muito mais fácil criar circulos de auto-estradas à volta de Paris e resolver o problema dos atravessamentos dos carros pelas cidades, do que o resolver numa cidade como Lisboa.

E nós para ajudar, estamos 10 anos para decidir o trajecto Alfornelos-Buraca. São meia dúzia de quilómetros.

A energia!
Até que enfim que alguém olha para a energia! É preciso o petroleo chegar aos 60 dólares para olharmos para o problema da energia.

Temos tudo para sermos uns grandes produtores de energia: Temos rios, vento, sol e mar. E não usamos quase nada, e temos que importar energia!

Energia é o futuro. Quem vê a sua vida sem energia? Quem consegue trabalhar sem energia? Quem consegue deslocar-se sem energia?
O problema do petroleo vai acentuar-se, e quem tiver energia para vender vai ganhar dinheiro. Muito dinheiro.

Esta pode ser a salvação para o país, para o desemprego!
Podemos combater a mão de obra de leste barata com energia barata. Podemos vender energia para os nossos parceiros europeus e ganhar com isso.

Sinceramente parece-me ser a ultima oportunidade que o país terá. É algo com mercado garantido, com mão de obra especializada e qualificada (que será bem paga).

O investimento é grande, mas não o suficiente. E a opção de não discutir a opção da energia nuclear um erro.
Temos centrais nucleares espanholas na fronteira. Temos o risco, mas não o proveito!
No mínimo discuta-se o assunto com técnicos especializados, com ambientalistas coerentes e inteligentes e não com ambientalistas fanáticos que recusão qualquer opção.
Não digo que se diga sim a todo o custo, mas a opção merece ser discutida. Quero ser esclarecido e poder ter opinião!

A energia pode ser o ultimo comboio para o progresso. E progresso significa dinheiro. E todos sabemos como Portugal precisa disso.

NFL

Comments:
Concordo. Mas as companhias lowcost são muitas vezes mais marketing que outra coisa. 50 60 euros sem taxas! Somado tudo chega muito facilmente aos 80 90. Como quando a tap fez uma celebre promoção, quando fiz as contas os 60 ficaram em 120! Mas nao deixa de ser uma bela alternativa. Ainda não vou morrer sem ir a Londres :-D
 
Hoje (08/07/2005) o TGV e a OTA passaram para segundas nupcias, o que até é um ponto positivo pois considero dois investimentos que não trariam o retorno desejado. Quanto ao resto, é de louvar que finalmente apareça um Governo que não pense a 4 anos, mas que olhe para o futuro e veja quais as necessidades das gerações futuras, e começe, desde já, a trabalhar e a pensar também nelas. Quanto ao fecho da CRIL, para além de necessário e, quase, indespensável à melhoria rodoviária, não vai, no meu ponto de vista, aliviar o trânsito da cidade de Lisboa. Este é um problema de falta de uma rede eficaz de transportes publicos, a somar ao natural comudismo do Portegusinho, que gosta muito do seu carro (apesar do aumento do preço dos combustíveis).
 
Bem, conhecem Paris ??? Madrid ? Bruxelas ?? Londres ??? Só em Lisboa é que fazem barulho quando se fala em pontes... Será que é assim tão complicado atravessar 800 metros de vão ? Se Portugal tem de criar riqueza, francamente, porque é que se faz turismo de 2ª na Costa da Caparica ???? Aqueles 15 Km de praia como poucos na Europa, não mereceriam mais atenção ??? É verdade, há os ambientalistas...e o exército... e os concelhos da margem sul...Mas porque é que não pode haver também desenvolvimento ? Lisboa - Trafaria ; Lisboa - Barreiro ; Londres e Paris são cidades com um grande rio a meio...Lisboa, ou a sua área metropolitana está condenada a não o ser... Porquê ???
 
Bruno,
de qq modo é sempre MUITO mais barato que um voo regular. Vais a Londres e eu tb :) I hope...

Mister,
obrigado pelos comentários. Mas n creio q Sócrates resista a estas megalómanias.

Lion King,
Porque não há quem tenha visão a longo prazo. Pensamos para hoje, para daqui a 10 minutos e depois temos estes tristes resultados.
É essa a principal diferênça entre nós e os países q referiste. Pq a massa q nos faz... essa é igual.

NFL
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?