quinta-feira, julho 07, 2005

Terrorismo 7/7

Hoje a 3ª machadada nas grandes cidades ocidentais.
Depois de Nova York e Madrid, a vez do terceiro aliado: a capital Inglesa - Londres.

Sempre pensei que Londres seria a cidade mais difícil de atacar. Está numa "ilha", os ingleses têm dos melhores serviços secretos e a cooperação internacional anti-terrorismo carburava a alta velocidade.
Nada mais errado.

Este foi o atentado mais "arrogante". Seis explosões em locais muito distintos da cidade, foram autenticos seis buracos na segurança ocidental e seis buracos na confiança do mundo ocidental. Não foi uma explosão, nem duas.... mas seis, mostrando que os terroristas fazem o que entenderem.

O mais estranho é este aparente conformismo com que o mundo aceitou este atentado. Já é o terceiro e no fundo já todos o esperavam.

Temos que ter consciência que esta nova guerra está para durar. Luta-se contra um inimigo invisivel, que se move nas fragilidades das bases da nossas sociedades.
E ataca onde doi mais: nos inocentes. Nos trabalhadores que simplesmente se deslocam para o emprego.

Sinceramente não vejo solução. Podiamos pensar em fechar as fronteiras europeias, mas eles já cá estão dentro. E fazem uma vida normal todos os dias.... até um dia....

É uma nova guerra. É uma guerra para a qual não estamos preparados.... e não sei se algum dia estaremos.

Uma ultima palavra. Os noticiaram falam em 50 mortos, quase aliviados por serem só 50.
Para mim são 50 vidas, 50 familias, 50 tragédias.

Fica a minha homenagem.

NFL

Comments:
Algumas, breves, considerações:
1º - Foram quatro explosões.
2º - Certamente já foram evitados mais de três atentados.
3º - Os meus sentimentos às familias das vítimas.
4º - Quero realçar a forma como um povo atacado soube reagir, sem histeria, sem demonstrar medo. É com esta atitude que podemos combater e ganhar ao terrorismo.
 
Belo blog , Nuno! Ando meio sumido do fórum , por falta de tempo , mas arranjei um pouco dele para vir aqui. Não sei nem se lembras de mim... em todo caso , quem fala é o Mutante , seu companheiro dos Krenakes.

Eu nem fiquei tanto chocado com os atentados de Londres , era inevitável que acontecesse. O IRA fazia coisas piores na década de 70 e não havia esse escândalo. Cada vez mais querem que a gente tenha medo dos terroristas.

Um abraço!

PS:Conheces Sérgio Godinho? É bom?
 
Sobre atentados, gostaria apenas de poder "projectar" os meus dejectos em quem já afirmou que era tempo de negociar com terroristas...Só lamento que após tantas viagens, não tivesse nenhum familiar em King's Cross...Se calhar mudava de opinião
 
ola Nuno! Ficam os meus sentimentos pelas vitimas e familiares. Realmente eles atacam onde doi mais, onde choca mais, onde a ferida é maior: civis. Não há forma nem solução para os abater: são cidadãos comuns, com vidas comuns, integrados em comunidades. Alvo invisivel: não há mira que lhes acerte!! Bjinhos, belo blog, Ritinha - prima "lopes"
 
Mister,
só posso sublinhar o teu 4º ponto.A categoria com que o povo inglês tem reagido aos atentados! E até mesmo a populista imprensa.
Grande Lição.

Mutante,
um grande abraço para ti. Obrigado pela visita. Sérgio Godinho é muito bom. Boa escolha!

Lion King,
negociar com quem? Não estamos numa guerra normal em q há um chefe. Aqui é uma teia em q cada ponta da teia trabalha sozinha. Quem afirma o q citaste só pode viver noutro planeta.

Ritinha,
é esse o drama. Um inimigo invisivel e sem respeito por NADA. Será muito difícil travar esta guerra.
Muito!

NFL
 
esta guerra trava-se cá dentro, na cabeça de cada um... enquanto os povos se considerarem diferentes, e o inimgo,tanto que falamos em mais segurança e barramento de fronteiras, se não tivessemos ido para os povos orientais para sacar o petróleo, para os armar ajundando-os em lutas impensáveis, se não tivessemos sido educados com a mesma ideologia apartheid penso que os atentados, se os houvesse, teriam outras causas... E o mediatismo e aproveitamento político de tudo isto, de mortes de inocentes, faz com que o rastilho esteja sempre a ser reacendido.
Paz.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?