segunda-feira, junho 11, 2007

Amizade

Hoje reflicto sobre a amizade.

Admito que tenho um conceito muito próprio de amizade, e distingo claramente os Amigos dos amigos.

Por mais que se queira ou se diga que se tem muitos amigos, nunca ninguém tem mais que uma mão cheia de Amigos.

Amigos são aqueles que estão sempre presentes, a quem se pode pedir qualquer coisa sem receios vergonhas ou de más vontades.

Mas estas Amizades não aparecem do nada. São fruto de anos de comunhão de ideias, de problemas, de situações da vida, de verdadeira partilha.

Há algum tempo discutia precisamente isto com uma das minhas Amigas.
Na minha maneira de ver o mundo, sem presença não pode haver Amigos. Se as pessoas não se vêm, não estão juntas, não partilham a comunhão perde-se e a relação diminui.

Haverá sempre quem pense que as relações à distância funcionam, mas isto dos Amigos é como das namoradas: Raramente funcionam as relações há distância. Eu não conheço nenhum caso...

Claro que haverá quem leia estas linhas e que não concorde. Está no seu direito. E eu estou no direito de pensar que não sabe o que é ter Amigos, com o "A" bem grande.

No meio de isto tudo também há tristezas. Há porque somos humanos, mas também porque não somos sinceros.
Aborrece-me que as pessoas se afastem, que passem de Amigos para amigos sem dizer o porquê.
Aborrece-me que sistematicamente estejam ocupados, e que hoje não dá jeito, e que amanhã já tenho coisas combinadas.
Aborrece-me que damos tudo por esses Amigos e que quando precisamos eles não podem, ou não estão.
Aborrece-me, porque seria mais honesto dizer a razão, ainda que o desfecho fosse igual.

E voltamos ao inicio. O meu conceito muito próprio. Talvez esteja desfasado da realidade, que não há relações assim.
Mas quando penso nisso logo vejo alguém a tomar o lugar desses Amigos, agora apenas amigos, e penso na fortuna que é ter pessoas assim junto a nós.

Pensa na fortuna e também penso nos que já me foram íntimos, que agora vejo semestralmente ou anualmente e que trocamos um "Olá, tás bom? Como vai essa vidita?".

Parece nostalgia, mas eu não vejo só assim.
Vejo tb que a vida vai passando e há páginas que ficam com pessoas escritas a negrito.
Poucas ficarão ao longo de todo o livro, mas o importante é o momento.

E o momento é agora.

NFL

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?